24 JUL 2017
Floreal tem Campeão Nacional em Avaré
No último dia 15, durante a edição do 40º Campeonato Nacional ABQM, em Avaré/SP, o representante Florealense Thiago Galoro Alves, 35 anos, fez bonito na modalidade Team Penning, foi campeão na Categoria Amador Principiante.

O veterinário é competidor das modalidades Team Penning e Ranch Sorting há 4 anos, atualmente treina sob os ensinamentos do reconhecido treinador Edilson Bezerra Siqueira no Haras HB, Araçatuba/SP: ‘São modalidades de equipe, que não requerem habilidades específicas e ideais para serem praticadas por cavaleiros aspirantes de qualquer idade, inclusive entre família’, diz o competidor.

Hoje sua esposa Maíra Ribeiro Dóccusse e sua filha Maria Clara Dóccusse Alves, também são adeptas das modalidades.

O que é

Nascido nos ranchos americanos, o Team Penning é um trabalho antigo e usado para o tratamento dos animais. No começo, o método servia para separar o gado para dentro dos currais para marcação, medicação, ou até transporte. Hoje se tornou uma competição de ritmo acelerado e com muitas emoções.

O rodeio cronometrado tem ganhado espaço no Brasil. O Team Penning é praticado por três pessoas dando a oportunidade das famílias correrem juntas. Isso acaba criando um ambiente mais descontraído e atraente por ter pessoas de todas as idades. Uns fizeram deste esporte um hobby, para outros uma profissão.

Como funciona

Os competidores devem se dividir em equipes com três cavaleiros. Cada uma tem de 60 a 90 segundos para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados.

A partir do momento que a fotocélula sorteia o número dos bois e a boiada juntada ao fundo da arena, o locutor anuncia a pista liberada e, assim o trio sai à procura dos bois.

Os cavaleiros devem seguir as regras e levar somente os animais designados a eles, caso isso não aconteça, pode ocorrer o SAT (Sem Aproveitamentos Técnicos). O tempo limite varia de prova e categoria, sendo que o máximo é de 120 segundos.

Quando o primeiro competidor do trio entrar no pequeno curral com os animais e levantar uma das mãos, o juiz para o cronômetro. Ganha quem fizer a prova em menos tempo.