01 AGO 2014
ESPORTES
Florealense é campeão do Rio Preto Rodeo Country Bulls
Tiago Vitor leva o título e conquista a quinta posição do ranking nacional
No último final de semana, o florealense Tiago Vitor Rodrigues, 29 anos, conquistou o título de campeão do Rio Preto Rodeo Country Bulls, sua primeira fivela de campeão de uma etapa máster da PBR Brasil, maior campeonato de montaria em touros do país.

O título da etapa Monster Energy PBR de São José do Rio Preto veio depois de conseguir 91,25 pontos a bordo do touro Linha do Tempo, da Cia Euripinho Sollo. Ao todo o florealense conquistou 356,25 pontos ao longo dos quatro dias de evento. Com essa vitória Tiago assumiu a quinta posição do ranking nacional. “Entrei na final em terceiro nas notas, tinha vários competidores de auto nível, mas peguei touros melhores e aproveitei as chances que tive”, comemora. A primeira vitória do florealense foi na etapa de divisão de acesso em Itanhaém (SP) em 2013.

O vice-campeão da etapa foi Flávio Viana que terminou o evento com 334,25 pontos. O representante de General Salgado (SP) deixou escapar o título de campeão ao cair do touro Arrogante, da Cia Gattaz, Flávio tinha se classificado para a final em primeiro lugar.

A terceira posição da etapa ficou para o bicampeão mundial, Silvano Alves, que terminou o evento com 267,50 pontos. Na disputa final, o representante de Pilar do Sul (SP) caiu do touro Baleado da Cia Paulo Emílio.

Quem também saiu vitorioso da arena foi o touro Bipolar da Cia Paulo Emílio que conquistou a fivela de melhor touro da etapa ao obter uma nota individual de 47,25 pontos.

Próximas competições

Tiago está participando neste final de semana de outra etapa do Monster Energy PBR na cidade de Frutal (MG), que está sendo realizada de 31 de julho a 03 de agosto. “A expectativa é boa, acabei de ganhar um título, a gente vai disputar nos touros, se vierem bons touros, bons resultados virão junto”, acredita.

Também já confirmou sua presença na 59ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que acontece de 21 a 31 de agosto.

Sobre o peão

Filho de Ubirajara Rodrigues e Jorcelina Saciente Rodrigues, Tiago nasceu em Floreal e desde cedo se interessou por montarias. Começou com 16 anos a montar em touros do Fabinho do Rancho Três Irmãos. “Comecei cedo e ele já me levava nos rodeios”, conta.

No início de sua carreira, o peão montara 5 touros por dia, hoje já não é possível, pois toda semana tem competições para participar, mas treina sempre que pode.

Tiago disputou várias competições, entre elas, Top Teen Cup. O PBR começou a disputar no ano passado e ganhou as etapas da divisão de acesso de Itanhaém (SP) e Quirinópolis (GO). Coleciona várias conquistas como peão, entre elas, carros, motos e prêmios em dinheiro. “Eu pratico montarias porque gosto e é uma profissão, são das montarias que sustento a família”, afirma.

Casou-se há 11 anos com Paula da Silva de Oliveira Rodrigues, com quem tem dois filhos, Tiago Vitor Rodrigues Filho, 6 anos, e João Pedro da Silva Rodrigues, 3 anos. “A sensação quando ele monta é horrível, não vejo a hora de acabar pra ver que ele está bem. Tomara que os filhos não sigam a profissão do pai (risos)”, disse a esposa.

Desde pequenos os filhos do casal já se vestem como peão. “Não indico pra eles seguirem essa profissão, mas se for da vontade dos dois eu vou apoiar totalmente”, diz o peão.

“Quando entro na arena tenho que estar concentrado e não posso desviar o pensamento, peço a Deus para que tudo dê certo”, destaca o florealense. Ele ainda dá dicas de uma montaria perfeita. “Tudo depende do sorteio, montar em ótimos touros, estar preparado e concentrado é o que precisa para fazer uma ótima montaria”.

“Quero agradecer a minha família, que sempre me apoiou, meu pai que é o fã número 1. Agradecer aos que torcem por mim, sempre faço o melhor que posso e cada vez mais vou melhorando, lutando para não decepcionar ninguém”, finaliza o campeão.
Autor: Daniel de Paula