No último sábado, 22 de agosto, o governador do estado, Geraldo Alckmin visitou o município de Floreal para entregar o CCI (Centro de Convivência do Idoso).
Foi recepcionado pelo prefeito João Manoel de Castilho, por outros 14 prefeitos da região e comunidade.
O CCI recebe o nome de “Primeira-Dama Sebastiana Teixeira da Silva de Grande, em homenagem a ex 1ª dama, muito querida pela 3ª Idade (detalhes ao lado).
Para este equipamento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Governo do Estado investiu R$ 250 mil para obras. A Prefeitura será responsável pela manutenção do equipamento e cadastro dos beneficiários. A expectativa é atender cerca de 150 idosos.
“Entregamos hoje mais um Centro de Convivência dos Idosos, um importante espaço de lazer, saúde e entretenimento para toda sociedade. Nosso objetivo é levar esse programa a todos os 645 municípios paulistas e para isso vamos seguir investindo, buscando fazer de São Paulo o Estado Amigo do Idoso”, destacou o governador Geraldo Alckmin.
O CCI é um espaço de socialização e lazer, onde os idosos podem frequentar e participar de diversas atividades físicas e culturais, cursos, atividades lúdicas e orientações na área da saúde, com o propósito de melhorar sua qualidade de vida. Trata-se de um instrumento de Proteção Básica, de caráter preventivo, que contribui para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo da população idosa.
Participaram ainda da cerimônia, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro; os deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges, a primeira dama Zilda e o filho João Gabriel; o presidente da Câmara Municipal, Alessandro Fogaça, e os vereadores Miguel Gomes da Silva, Luis Antônio dos Santos, Arlindo Moreira da Silva, Arildo José de Paula, Iraci Ruiz, Odair Suman, Ozírio Gomes Pinto e Claudemiro Munhoz. Também esteve presente o deputado federal Fausto Pinato.
Sobre a homenageada
O Projeto de lei nº 1.466 do Executivo denominou o novo espaço em homenagem à ex-primeira-dama Sebastiana Teixeira da Silva de Grande (mandatos 2005 a 2008 e 2009 a 2012). Casada com Gilberto de Grande, teve três filhos e faleceu em 2 de outubro de 2012.