14 DEZ 2015
Administração de Floreal distribui leite a idosos com recursos próprios
O município de Floreal realiza desde 2013, ano em que iniciou a administração do prefeito João Castilho, a distribuição de leite a idosos com recursos próprios. Ao todo são distribuídos 330 litros por semana, que oferecem complemento nutricional para aqueles que fazem uso de medicamentos diários.

Os leites são entregues para 165 beneficiários, que recebem um litro duas vezes na semana, de segunda e sexta-feira das 06h30 às 08h. Dos beneficiários, 160 são idosos e 5 especiais.

O objetivo é garantir mais saúde a pessoa idosa. Haja vista que Floreal é uma cidade cuja população idosa representa cerca de 30% e a maioria são mulheres, que vivem apenas com um salário de aposentadoria.

Para participar, é necessário ter idade acima dos 60 anos e comprovar com receita médica que faz uso diário de medicamento.

Alguns beneficiários avaliaram o programa e o setor social de Floreal. Confira abaixo.

Depoimentos

Alta Maria Jesus Gonçalves, 78 anos, aposentada

Faz três anos que recebe leite no município, também é atendida no posto de saúde e participa da terceira idade há 12 anos. “Graças a Deus sou bem atendida, nunca saí sem eles me atenderem. São bem organizadas. Dou parabéns para eles, nota 10. Tudo que eu preciso, venho aqui e graças a Deus dá tudo certo. Eles ajeitam tudo para mim. Ele (João) é o melhor prefeito”.

Maria Aparecida Rico, 66 anos, aposentada

Frequenta bailes com a terceira idade, não falta nenhum sábado, e está começando a participar do grupo também. Frequenta ainda os jantares realizados no município. “Recebo o leite meu e do meu filho Luiz Carlos Martiniano, que tem 48 anos e anda com andador, recebe o leite por ser cadastro especial. Aqui tudo é bom. Sempre que eu precisei eles me socorreram. Não tenho o que reclamar, está tudo bom. Dou nota 10 para ele”.

Leonice Alaion de Souza, 64 anos, do lar

Participo do forró da terceira idade, do grupo há menos de um ano, vai aos jantares, participa de todos os eventos. E recebe o leite. “Dou parabéns e nota 10, para mim está tudo ótimo. Meu marido fala que aqui é cidade de primeiro mundo. Floreal é muito boa para se viver. Se soubesse que era bom assim, tinha frequentado o grupo há mais tempo. É muito bom. No jantar o prefeito e a primeira dama também cumprimentam todos os participantes”.

Eliana Ferreira Porto, 63 anos, do lar

Vai no forro da terceira idade com a turma e quando tem festa fora participa também. Dança nos eventos na região. Recebe o leite. “Gosto muito delas, são bacanas, tratam a gente bem. Está tudo bom. Sempre que eu precisei fui atendida. Tem forró todo sábado. São muito bem organizados. Vamos começar a ensaiar o mês de março para participar de outro evento na região”.

Maria das Dores Correia Souza, 68 anos, aposentada

Participa da terceira idade faz um ano. Vai na hidroginástica, pega leite, um litro para ela e um para seu esposo. Participa também dos almoços que tem, jantar da terceira idade, jantar dos funcionários, já que é ex-funcionária municipal. “Se pudesse dar nota 100 eu daria, sempre somos bem atendidos aqui, o João é um prefeito maravilhoso, está sempre pronto para servir a gente. Dou nota 10 para ele e para todos aqui. Estão de parabéns. Tudo que precisamos somos bem atendidos. No tempo dos outros prefeitos a gente não tinha leite, vai fazer 30 anos que moro aqui é há três anos eu comecei a pegar o leite. Antes não tinha. É um governo maravilhoso. A primeira dama também é maravilhosa. Vai todas as terças-feiras na terceira idade com a gente, a psicóloga Gisele também”.

Iracema Ribeiro Alves, 70 anos, aposentada

Participa da terceira idade desde quando começou. “Jogamos dominó, bingo, baralho, lanche da tarde, tem a sobremesa tem tudo, chá, café, é muito bom. Recebo leite há um bom tempo. Sempre fui atendida bem. Para mim é muito bom. Ganhamos um salão novo, melhorou ainda mais agora”.
Autor: Daniel de Paula