Confira a História do município de Floreal
Por volta de 1.930, começaram a chegar a Floreal e região os primeiros povoadores, que foram verdadeiros bandeirantes em meio ao traço marcante dessas paragens-as grandes matas ou Florestas.

A derrubada de matas, com a fixação do homem na terra, foi a primeira providência.Seguiu-se o cultivo da terra e a criação, com aumento gradativo do gado e suíno.

Em 1.932, num movimento humano natural, sem nenhum planejamento ou objetivo senão vencer as dificuldades, modificando a paisagem das matas-daí o primeiro nome da localidade, Floresta-e marcar a presença do homem na região, começaram a surgir as primeiras habitações, que eram bastante rústicas. Dois nomes se ressaltaram nessa época: Cândido Poloni e Atílio Sbroggio, que eram proprietários no município.

Ao redor de um quadro de terras, onde o espírito social e cristão do homem fez derrubar a mata, e onde "Julio Mineiro" plantou e fez a sua colheita de arroz até 1.934, foram se erguendo as habitações em pequeno número.

Em 1.935, a 6 de agosto, cumprindo devoção de moradores, realizava-se um terço. A devoção era de São Bom Jesus, em cuja fé se assentou a coragem e a resistência do homem de então, para vencer as intempéries próprias da época e, principalmente, daquele meio ambiente.Assim surgia a "Vila Floresta".

São Bom Jesus é hoje o padroeiro da cidade

Com a evolução das atividades agrícolas e pecuárias, a Nova Floresta, que teve como primeiras famílias moradoras os Tizzo, os Boracini, os Sbroggio e Procópio Davidoff, merecia um reconhecimento pelo trabalho de sua gente.

Assim em 1.944, com o nome de Floreal, é criado o Distrito de Paz, pelo Decreto-Lei Estadual nº 14.334, de 30 de Novembro.

A 31 de Dezembro de 1.958, pela Lei nº 5.121, é criado o Município de Floreal, que se desmembra então de Nhandeara e passa a ser uma unidade territorial politicamente independente, com a instalação a 1º de Janeiro de 1.960 e a conseqüente posse do primeiro prefeito, Guilherme Lojúdice, e a primeira Câmara de Vereadores.